Como a computação em nuvem funciona?

A computação em nuvem oferece uma forma de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativos via Internet. Um provedor de serviços em nuvem, como a Amazon Web Services, é proprietária e faz a manutenção do hardware conectado à rede necessário para esses serviços de aplicativos, enquanto você provisiona e utiliza o que precisa por meio de um aplicativo web.

Benefícios da nuvem

Agilidade

A nuvem possibilita uma inovação mais rápida, pois permite que você concentre seus recursos de TI valiosos no desenvolvimento de aplicativos que diferenciam sua empresa e transformam as experiências do cliente, em vez de concentrá-los no gerenciamento de infraestrutura e datacenters. Com a nuvem, você pode disponibilizar rapidamente os recursos conforme necessário, implantando centenas ou mesmo milhares de servidores em questão de minutos.

Elasticidade

Antes da computação em nuvem, era preciso provisionar infraestrutura em excesso para garantir que você teria capacidade suficiente para processar suas operações comerciais durante o pico. Agora, é possível provisionar a quantidade de recursos que você realmente precisa, sabendo que pode aumentar ou diminuir instantaneamente, conforme a necessidade da sua empresa. Isso reduz custos e melhora sua capacidade de atender às demandas dos usuários.

Economia de custo

A nuvem permite que você troque as despesas de capital (datacenters, servidores físicos etc.) por despesas variáveis e pague apenas pela TI à medida que ela for consumida. Além disso, as despesas variáveis são muito menores do que as que você conseguiria por conta própria por causa da maior economia de escala.

Implantação global em questão de minutos

Com a nuvem, você pode implantar facilmente seu aplicativo em vários locais físicos ao redor do mundo com apenas alguns cliques. Isso significa que você pode oferecer latência menor e uma experiência melhor aos seus clientes de forma simples e por um custo mínimo.

Tipos de computação em nuvem

A computação em nuvem tem três tipos principais que são comumente chamados de Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS). A seleção do tipo certo de computação em nuvem para suas necessidades pode ajudá-lo a encontrar o equilíbrio certo de controle e evitar trabalho pesado indiferenciado.

Infraestrutura como um serviço (IaaS)

A Infraestrutura como um serviço, às vezes abreviada como IaaS, contém os componentes básicos da TI em nuvem e, geralmente, dá acesso (virtual ou no hardware dedicado) a recursos de rede e computadores, como também espaço para o armazenamento de dados. A Infraestrutura como um serviço oferece a você o mais alto nível de flexibilidade e controle de gerenciamento sobre os seus recursos de TI e se assemelha bastante aos recursos de TI atuais com os quais muitos departamentos de TI e desenvolvedores estão familiarizados hoje em dia.

Plataforma como um serviço (PaaS)

Com a Plataforma como um serviço, as empresas não precisam mais gerenciar a infraestrutura subjacente (geralmente, hardware e sistemas operacionais), permitindo que você se concentre na implantação e no gerenciamento das suas aplicações. Isso o ajuda a tornar-se mais eficiente, pois elimina as suas preocupações com aquisição de recursos, planejamento de capacidade, manutenção de software, correção ou qualquer outro tipo de trabalho pesado semelhante envolvido na execução da sua aplicação.

Software como um serviço (SaaS)

O Software como um serviço oferece um produto completo, executado e gerenciado pelo provedor de serviços. Na maioria dos casos, as pessoas que se referem ao Software como um serviço estão se referindo às aplicações de usuário final. Com uma oferta de SaaS, não é necessário pensar sobre como o serviço é mantido ou como a infraestrutura subjacente é gerenciada, você só precisa pensar em como usará este tipo específico de software.