Serviços

Suporte aos Processos

Valorizando os bastidores

Coordenação de Projetos e Equipes

Cabe à coordenação de projetos garantir que as soluções técnicas desenvolvidas pelos projetistas de diferentes especialidades sejam congruentes com as necessidades e objetivos do projeto, compatíveis entre si e com a cultura construtiva das empresas que serão responsáveis. As principais tarefas a serem cumpridas pela coordenação de projetos estão relacionadas à organização e ao planejamento do processo de projeto e à gestão do processo de projeto.

Análise de Métricas

A estimativa de tamanho é uma das métricas de software mais utilizadas, porque a partir dessa dimensão é possível definir o esforço, o prazo e os custos necessários para o desenvolvimento do software. Atualmente, uma das métricas que está sendo testada e adotada nas empresas é a UCP(Use Case Point).

Database Administrator (DBA)

O DBA é um dos principais responsáveis pela qualidade final de um sistema/software. E, para assegurar a qualidade, o DBA precisa conhecer as principais tecnologias disponíveis e que melhor irão atender as necessidades específicas de um projeto em questão. As tecnologias disponíveis são diversas, mas entre as mais populares do mercado, encontramos os bancos de dados estruturados (SQL):

  • Oracle, Microsoft SQL Server, MySQL, PostgreSQL e entre outros

… e os bancos de dados não estruturados (NoSQL):

  • MongoDB, Cassandra e entre outros

Após a escolha da tecnologia, é responsabilidade do DBA realizar a estruturação (planejamento) do banco de dados. Para assim, atender aos requisitos do projeto. Uma estruturação de qualidade pode ser a diferença entre um sistema que funcione de forma efetiva e um sistema cheio de problemas e dificuldades de implementação. Além das tarefas pré-projeto, o administrador de banco de dados deve dar manutenção a base de dados, otimizar sua performance, fazer os devidos backups, gerenciar os usuários que possuem acesso e monitorar possíveis tecnologias substitutas, tanto em termos de hardware, quanto software.

Controle de Infraestrutura e Segurança

Informações representam um dos ativos mais importantes para qualquer negócio, e o volume de dados com que as empresas vêm trabalhando cresce a cada dia. Isso torna a segurança da informação um quesito fundamental, entrando na lista das estratégias mais importantes para uma infraestrutura de TI bem montada.

Muitos desses dados se tratam de informações pessoais de clientes (dados bancários, documentações, etc.), de fornecedores e da própria estratégia de negócios da empresa (business intelligence).

Essas informações possuem um nível mais elevado de sigilo, exigindo atenção especial na proteção, pois, se houverem violações e/ou vazamentos, a imagem da empresa pode ficar comprometida, podendo até ter que encarar processos judiciais.

E não é só por motivos de invasão e roubo das informações que falamos nisso: acidentes acontecem e existe o risco de haver a perda total dos dados armazenados. Isso seria como trabalhar no escuro, sem direção.