Serviços

Processo de Elicitação

Software Orientação a Pessoas

O processo de Elicitação de Requisitos é uma das mais importantes práticas da Engenharia de Software. Através dela, busca-se o entendimento das necessidades do usuário e dos requisitos de negócio, de forma a endereçá-los posteriormente através de uma Solução Tecnológica.

Algumas literaturas adotam o termo elicitação, ao invés de levantamento, pois essa prática não trata simplesmente o levantamento de requisitos, mas também da identificação dos fatos que os compõem e os problemas a serem solucionados. Por ser um processo interpessoal, essa prática é muito dependente da capacidade de entendimento do analista e da habilidade do usuário em expressar as suas necessidades.

Em uma pesquisa realizada pelo Standish Group foram mapeados cinco fatores críticos para o sucesso de um projeto:

  • Envolvimento do usuário;
  • Suporte gerencial executivo;
  • Descrições claras dos requisitos;
  • Planejamento adequado; e
  • Expectativas realísticas.
Repare que os fatores grifados são aqueles diretamente relacionados aos requisitos.

Considerando-se a complexidade na execução das atividades de elicitação de requisitos e a dependência do relacionamento entre os envolvidos, algumas boas práticas devem ser adotadas pelos analistas de forma a facilitar o processo:

  • Preparação: Prepare-se previamente e de forma adequada para as atividades planejadas, as quais são geralmente realizadas através de entrevistas, questionários, brainstorms e workshops.
  • Stakeholders: Mapeie (com antecedência), quem serão os participantes do processo, quais os seus papéis no projeto e na organização e quais são os seus níveis de conhecimento e influência. É imprescindível que as pessoas corretas sejam envolvidas o quanto antes.
  • Postura: Busque sempre a efetividade nas comunicações, assim como procure demonstrar ponderação durante as situações de conflito.
  • Entendimento: Procure focar no entendimento do problema e evitar conclusões precipitadas. Nesse primeiro momento o mais importante é saber escutar.
  • Experiências Passadas: Utilize de forma positiva as experiências vividas anteriormente para ajudar a melhor compreender o problema. Evite considerar que o problema atual é igual a algum outro que tenha sido resolvido em um cliente ou projeto passado.
  • Documentação: descreva o problema de forma clara e objetiva. Em caso de dúvidas, consulte o cliente e evite inferências. Procure usar exemplos citados pelos stakeholders. A adoção de diagramas e figuras sempre ajuda na documentação e entendimento dos requisitos. A criação de protótipos também contribui para o entendimento comum da solução proposta.
  • Validação: Faça com que os stakeholders validem a documentação, verificando o entendimento do problema e as melhorias desejadas e eventualmente façam solicitações de mudanças.
  • Ao final do processo deverá ser possível demonstrar de maneira documental o entendimento do problema, as necessidades do cliente e as oportunidades de melhorias. Isso delimitará o escopo do projeto e deverá nortear o desenho da solução, assim como o planejamento do projeto.

    A mensuração do tamanho, complexidade e riscos de um projeto dependerá da qualidade e coerência dos requisitos. É crucial que essa atividade seja executada de forma criteriosa e detalhada, pois qualquer falha nesse momento poderá gerar projetos mal sucedidos, perdas financeiras e clientes insatisfeitos.

    Metodologias: